maquinas
A ergonomia é a aplicação do conhecimento científico no design de objetos, sistemas e tecnologia utilizada pelo ser humano com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e aumentar os níveis de produtividade.
Os princípios ergonómicos são aplicados em diversas atividades humanas como o trabalho, o lazer ou o desporto. O objetivo é garantir que as pessoas tiram o máximo de proveito das atividades realizadas em condições de sua saúde e segurança. A ergonomia é fundamental na área da higiene e segurança no trabalho mas não é exclusiva desta.
No entanto, no mundo do trabalho há quatro preocupações centrais para ergonomia. Essas condições chave são: segurança, saúde, eficiência e produtividade.
A Ergonomia contribui para a higiene e segurança no trabalho porque quando aplicada permite evitar:
Ausências dos trabalhadores por motivos de saúde;
Acidentes de trabalho;
Necessidade de recolocação profissional devido ao desgaste físico;
Ignorar a aplicação dos princípios ergonómicos no mundo do trabalho pode resultar em repercussões muito sérias, que não se ficam pelos danos causados nos trabalhadores. A própria organização pode sofrer ao nível da produtividade e motivação dos empregados. São muitos os acidentes de trabalho graves que podem ser evitados quando se aplicam os princípios ergonómicos.
Para aplicar os princípios ergonómicos de forma eficaz são vários os aspectos que têm de ser considerados, podendo estes ser divididos em três categorias mais genéricas:
Natureza da Tarefa:
A tarefa a ser desempenhada e as exigências desta;
O equipamento utilizado (tamanho, forma, a adaptabilidade);
A informação utilizada (como é apresentada, acedida e alterada);
A atmosfera onde é desempenhada a tarefa (temperatura, níveis de humidade, iluminação, ruído, vibrações);
Ambiente social (trabalho de equipa, apoio da administração);
Capacidade física:
Tamanho e volume do corpo do indivíduo;
Resistência e força;
Postura;
Sentidos: