As emoções
Curso de Graduação em Pedagogia disciplina: psicologia da aprendizagem professor: fabiano alves
o desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica aline forte antonia irismar costa da silva marques aurilene alves de andrade mendes maria de fátima cavalcante moraes maria gelcilene de sena
Caucaia – Ceará
2014
resumo
Vygotsky atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. Uma das mais significativas contribuições das teses que formulou está na tentativa de explicar (e não apenas pressupor) como o processo de desenvolvimento é socialmente constituído. Essa é a principal razão de seu interesse no estudo da infância.
Embora as formulações de Vygotsky sobre a génese do desenvolvimento humano não se apresentem como um sistema teórico organizado e articulado como o do epistemólogo suiço Jean Piaget e do psicólogo francês Henri Wallon, que chegaram a delinear os traços fundamentais do processo de estruturação psicológica do bebo ató a fase adulta, encontramos em seu pensamento reflexões abrangentes e relevantes acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.
Segundo ele, a primeira tendência compara o estudo da criança à botânica, ou seja, entende que o desenvolvimento da criança depende de um processo de maturação do organismo como um todo. Para ele, no entanto, a maturação biológica é um fator secundário no desenvolvimento das formas complexas do comportamento huma-íio pois essas dependem da interaçao da criança e sua cultura. Seu ponto de vista é bastante diferente dos anteriores. Segundo ela, a estrutura fisiológica humana, aquilo que é inato, não é suficiente para produzir o individuo humano, na ausencia do ambiente social.
Assim, o desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro (outras pessoas do grupo cultural), que indica, delimita e