AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS INDÍGENAS
INTRODUÇÃO
Este estudo é resultado do estágio I, II e III realizado nas escolas indígenas que foi solicitado na disciplina para Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual tem por tema: “A leitura e a escrita: As suas dificuldades em uma escola indígena do município de Benjamin Constant - AM” tem por finalidade compreender os conceitos e a natureza das causas e soluções desta dificuldade encontrada na escola indígena Novo Porto Lima que pertence ao município.
Assim elaboramos um estudo final de estágio de pesquisa para a conclusão de curso de Pedagogia Intercultural, o qual estudou a escola estabelecendo uma contextualização problemática em relação à leitura e a escrita dos alunos indígenas, caminhos metodológicos educacionais de um sistema de avaliação adequado para demonstrar a capacidade de compreensão da leitura e das dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Neste relatório são abordados vários temas e subtemas que discorrem os momentos importantes do estágio, as dificuldades de praticar a prática pedagógica, as facilidades de envolvimento da relação professor/aluno e a capacidade que um pesquisador indígena alcança quando está a busca de objetivo que pode mudar a sua vida social e educacional.
A importância deste trabalho se encontra principalmente na possibilidade de buscar o desenvolvimento e construir nesta importante instituição da sociedade civil, relações criadas na formação do espírito humano voltado especialmente para a cultura literária e científica e para o interesse de um grupo social. Isto porque, muitos dos problemas de dificuldades do ensino de leitura e escrita estão vinculados aos valores culturais dos professores, alunos e pais.
Portanto, no decorrer da construção deste relatório foram ampliados novos resultados teóricos e práticos que se destacaram úteis para o conhecimento desta importante pesquisa de observação, aplicação e intervenção pedagógica que vivenciamos durante a