familia e sociedade
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PÓLO TERESINA - CENTRO
SERVIÇO SOCIAL – 1º PERIODO
DESAFIO PROFISSIONAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE
E
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
PROFESSOR EAD:
Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Ma. Ana Lúcia Americo Antonio
COMPONENTES:
RA 9143264925
Ana Sabrina do Nascimento
RA 99040159446 Carlos Eduardo Marinho da Silva
RA 8377823690
Maria da Cruz Mendes da Silva
RA 8552898334
Vanda Milanês de Almeida
RA 8552898357
Sara de Meneses Gomes
Teresina – PI, 30 de Abril de 2014.
A família é a base a qual se inicia a vivência em sociedade, sendo influente nas características individuais de comportamento em relação à forma em que for organizada veem as transformações nos contornos e fronteiras familiares, assim como também o aumento da expectativa de vida e a convivência entre as mesmas.
Percebe-se que a família passa por diversas organizações em que se aprende o valor da cultura, da religião, o estilo de vida de cada indivíduo os levando a uma formação social. Nesse sentido a construção dos vínculos familiares tem como aspectos contemporâneos a partir da progressiva inserção da mulher no mercado de trabalho, a redução do número de filhos, as novas tecnologias reprodutivas, entre outros.
Podemos destacar também como indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar, o crescimento do número de mulheres chefes família e o aumento dos divórcios. Está fortemente vinculado às mudanças que afetam a vida das famílias e conseqüentemente na esfera pública, a partir da necessidade de medidas protetivas a unidade familiar.
As famílias pobres vulneráveis sofrem conseqüências internas na sua estrutura e desenvolvimento dentre estas, rupturas educacionais, trabalhistas e de moradia. As famílias têm como realidade a sociabilidade familiar e os sistemas de apoio mútuo como condição para sobrevivência das mesmas.
Percebemos hoje, por exemplo, que crianças e adolescentes são excluídos da