AS DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRAÇÃO, DIREÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Administração Escolar: compreende as estruturas legais, organizacionais e administrativas e também os atores e as ações com intervenções nos processos de utilização racional de recursos ou meio para a realização de determinados fins. Princípios democráticos na administração escolar, com certeza são fundamentais para que se construa uma sociedade mais autônoma e participativa.
DIREÇÃO: diretor é o gestor da escola, a cabeça que pensa em todos os detalhes para que a educação naquele espaço escolar seja de qualidade, quanto ao atendimento a comunidade, pais, alunos e funcionários, deve estar sempre atento para o que esta certo ou errado, perceber a capacidade de capacitar seus professores afim de que se vejam como ótimos profissionais.O diretor deve estar sempre trabalhando com metas a serem atingidas.
GESTÃO ESCOLAR: trata das incumbências que o estabelecimento de ensino possui. Cada escola deve elaborar e executar proposta pedagógica,administrar seu pessoal, seus recursos materiais e financeiros, cuidar do ensino e aprendizado do aluno e articular se com famílias e comunidade.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: o que se deduz é que a gestão pretende abarcar tanto os aspectos administrativos e organizacionais quanto os aspectos de liderança e direção da escola. Ou seja, é um processo de mediação no seio da prática social global. Objetivo é a hominização do ser humano, ou seja, a formação humana de cidadãos por meio de uma educação de qualidade.
Um dos benefícios da gestão escolar é adequar o sistema de ensino às novas demanda advindo do processo de globalização, e, e consequentemente, com advento do modelo de produção flexível ao atendimento dos requisitos de novos perfis de qualificação e requalificação da mão de obra para o mundo do trabalho e para o pleno exercício da cidadania.
Nessa perspectiva de reforma educacional, emergem como mecanismo importante para a sua implantação bem sucedida a descentralização, a autonomia