GE Nonato 08 02 SEI uni II IN RF BB
2286 palavras
10 páginas
Unidade IIGESTÃO EDUCACIONAL
Prof. Nonato Miranda
Objetivos da unidade II
Os objetivos desta unidade são:
a) conceituar o termo gestão;
b) diferenciar a gestão da administração; pç de g gestão democrática
c)) analisar a concepção no contexto da atualidade;
d) refletir sobre termos como autoridade, autoritarismo e liderança no cotidiano das escolas.
Gestão educacional
Gestão é uma expressão que ganhou corpo no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigma no encaminhamento das questões dessa área área. Mas o que é isso?
Vamos buscar algumas informações para compreendermos melhor esse termo.
Origem etimológica da palavra gestão
Na perspectiva etimológica, a origem da palavra gestão advém do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere, cujo significado é levar sobre si si, carregar carregar, chamar para si si, executar, exercer e gerar.
Desse modo, gestão é a geração de um novo modo de administrar uma realidade, sendo, então, por si mesma, democrática, pois traduz a ideia de comunicação pelo envolvimento l i t coletivo, l ti por meio i da d discussão di ã e do d diálogo. diál Gestão: um conceito contemporâneo
Portanto, em linhas gerais, a gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e o planejamento de seu trabalho.
Só isso? Não.
Conceito de gestão
O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.
Mas como isso acontece?
Conceito de gestão
Para Souza, a gestão escolar pode ser compreendida como um processo político, de disputa de poder, explicitamente ou não não. Para Paro (1986), gestão é administração (aqui tratados pelo autor como sinônimos), é a utilização racional de recursos para a realização de