As Cruzadas
Professor: Fabio Sexugi
Disciplina: Língua Latina
1º ano Letras Noturno
As Cruzadas
CAMPO MOURÃO, 05 DE JUNHO DE 2014
Introdução
As Cruzadas foram movimentos militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão.
Cruzados: no século VII surgiu no Oriente Médio uma religião também monoteísta que conquistaria muitos adeptos com o passar do século. O Islamismo foi difundido através do profeta Maomé e o seu crescimento criaria grandes embates com o cristianismo. No final do século XI, a religião já havia se tornado grande o suficiente para clamar por seus lugares sagrados, que, no entanto, eram coincidentes com os lugares sagrados dos cristãos. A cidade de Jerusalém é o principal local sagrado para essas duas religiões monoteístas e também para o judaísmo. A ocupação da cidade e das regiões próximas que compõem a chamada Terra Santa foi motivo de muitos conflitos entre essas religiões na Idade Média e ainda é uma das causas da instabilidade no Oriente Médio. O termo Cruzada não era conhecido na época em que ocorreram. Só foi assim nomeado porque seus participantes se consideravam soldados de Cristo e se distinguiam pela cruz em suas roupas. Na época em que ocorreram, eram chamadas de peregrinação ou de guerra santa pelos europeus. No Oriente Médio, contudo, eram chamadas de invasões francas, em função da maioria dos cruzados serem provenientes do Império Carolíngio e de se autodenominarem francos.
As Principais Cruzadas
As três principais cruzadas foram grandes e gloriosos movimentos religiosos e militares com o intuito de conquistar a terra santa que sofria nas mãos dos infiéis muçulmanos.
Foram 9 cruzadas, pregadas por papas e aceitadas de bom grado por reis e nobres da época, apoiada por burgueses que queriam comercializar