geometria espacial
Introdução O estudo das figuras que possuem mais de duas dimensões é denominado Geometria espacial. Essa geometria estuda o volume, sendo assim, o espaço que cada uma ocupa no espaço e suas particularidades em geral. Figuras essas que tem como nome, sólidos ou figuras geométricas espaciais e são os primas, cubos e paralelepípedos, pirâmides, cone, cilindro e esfera. Em especial, nessa aula, praticamos sobre o cubo e o cone.
O Cilindro apresenta duas bases em forma de circunferência, opostas e paralelas. Como é observado a seguir: Nessa figura, a área total é calculada somando a área das duas bases com a área das arestas laterais. E o volume é dado através do produto área da base, multiplicado pela altura.
Ab= πr2
Al = 2 x π x r x h
At= 2x π x r x (h+r)
V= V = Sb x h = π x r x 2 x h
Já o cubo é uma figura geométrica espacial em que suas lados são paralelos e suas arestas congruentes. A área total do cubo é encontrada pela área dos seis quadrados das faces e o seu volume, multiplica-se o comprimento, a largura e altura. Ocorre dessa forma:
Ab= a x 2
Al= 4 x a²
At= 6 x a²
V= a x a x a = a³
Nos procedimentos realizados, através dos cálculos, podem ser formados os sólidos.
Objetivo O objetivo desta aula foi ter um melhor entendimento sobre como as figuras espaciais são formadas e a partir de quais cálculos elas podem se formar.
Materiais utilizados
- 2 folhas de papel cartão;
- Tesoura;
- Régua de 30 cm;
- Esquadro;
- Fita crepe;
- Compasso;
Procedimento
Cubo- Tem-se um cubo com altura igual a 10 cm e volume igual a 1L. Determinar os seus lados e planificar o cubo, a fim de conseguir montá-lo de forma correta.
Cilindro- Tem-se um cilindro de raio e diâmetro a serem determinados e a altura medindo 10 cm. Determinar o raio e o diâmetro; após, planificar a figura a fim