Fitomelhoramento
1. Alelos: É cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus (posição) num cromossoma. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalas brancas.
2. Alogamia: Tipo de reprodução sexuada da qual participam indivíduos que produzem gametas diferentes (forma e tamanho), como o óvulo e o espermatozóide. Ou seja, fertilização cruzada entre indivíduos da mesma espécie. Sinônimo de heterogamia. Sinônimo de anisogamia. No sentido botânico temos: (alo = outro; gamos = união) = processo de reprodução de plantas que envolve união entre gametas de flores diferentes da mesma planta ou entre flores de plantas distintas.
3. Autogamia: ( auto = próprio, por si mesmo; gamos = união) = fenômeno que consiste na polinização de uma flor por meio do seu próprio pólen. Espécies autógamas são aquelas nas quais tanto o sexo feminino quanto o masculino estão presentes no mesmo indivíduo, ocorrendo mais frequentemente em plantas. Na autogamia, verifica-se a fusão de gametas masculino e feminino em um mesmo indivíduo.
4. Biometria: Ciência que trata da aplicação e do desenvolvimento de métodos e modelos estatísticos para a análise de dados em sistemas biológicos. O mesmo que bioestatística. Ou seja, é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
5. Diclina: Espécie que apresenta dois tipos de flores, masculinas e femininas. Do grego, di = dois; clinos = leito, isto é, as flores são unissexuais, masculinas ou femininas, cada uma em receptáculos florais distintos.
6. Dióica: Espécie diclina que apresenta flores masculinas e femininas em indivíduos diferentes. Espécies do gênero Croton (Euphorbiaceae), por exemplo, são freqüentemente dióicas e é necessário coletar os dois sexos no