Agricultura
Tudo tem uma história e a agricultura não é excepção, aliás é uma das mais antigas, começou por se criar sozinha, com a criação de florestas, relva e plantas, mais tarde o homem conseguiu aproveitar esses presentes da natureza e faze-los para si.
Começaram por usar as mãos, mais tarde com instrumentos de madeira e pedra, era os meios que conseguiam usar na altura, mais tarde o ferro e muito mais tarde as máquinas, porque até então todos os instrumentos eram manuais, hoje em dia não, um homem já pode estar sentado com um telecomando ou mesmo sentado no equipamento a Lavrar, adubar, semear colher e regar sem se levantar.
Pesticidas
Os pesticidas são substâncias ou misturas que têm como objectivo impedir ou destruir qualquer praga, animal ou ambiental. Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (vírus ou bactérias) que é induzida ao encontro das pragas que estiverem a destruir uma plantação, doenças, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insectos, ervas daninhas, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios. Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos ao ser humano.
Tipos de pesticidas
Os pesticidas são classificados de acordo com as pragas que eles atacam:
Acaricidas: para controlar ácaros.
Bactericidas: para controlar bactérias.
Fungicidas: para o controle fungos.
Herbicidas: para controlar ervas daninhas.
Insecticidas: para controlar ou reduzir insectos.
Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes).
Rodenticidas: para o controle de ratos e outros tipos de roedores.
Moluscicidas: para o controle de moluscos.
Também classificados por:
Orgânicos de síntese: Carbamatos (nitrogenados), clorados, fosforados e clorofosforados.
Inorgânicos: À base de arsénio, tálio, bário, nitrogénio, fósforo, cádmio, ferro, selénio, chumbo, cobre, mercúrio e zinco.
Botânicos: À base de nicotina, piretrina, sabadina, rotenona.
Todos os