as crianças como participantes
Essa história ocorre durante a 2º guerra mundial, onde um oficial do exército de Hitler e sua família mudam se de Berlim para uma cidadezinha chamada Auschtz. A missão desse oficial era manter em cativeiro e escravizar o povo judeu de maneira desumana, chegando a ponto dos mesmos viverem na mais absoluta submissão e trabalhando com fome, sede, e quando doentes, eram descartados como se fosse lixo.
“Seu filho mais novo, chamado Bruno, com apenas nove anos de idade começou a explorar o local e descobriu pela janela de seu quarto,” vizinhos”, que até então não os conhecia. Bruno os achava muito estranhos, pois, segundo ele, todos usavam pijamas listrados; a única coisa que os separavam era uma grande cerca. Bruno fica cada vez mais curioso e resolve ir até o local para ver de perto o que havia de tão misterioso, e acaba fazendo amizade com um menino chamado Samuel, que por coincidência tem a mesma idade dele. Ente eles não havia diferença; os dois brincavam, conversavam e Bruno às vezes levava lanche para Samuel, pois o mesmo passava muita fome. Certo dia o pai de Samuel desapareceu e na inocência das crianças, eles preparam um plano para encontrar o pai de Samuel. O plano dos dois era Bruno entrar no campo disfarçado de um deles; para isso, Samuel leva um uniforme para o amigo que facilita sua entrada no campo de concentração. Bruno entra por debaixo da cerca e passa para o outro lado. Nesse dia, infelizmente, o exército estava preparando a morte de seus prisioneiros judeus em massa.
A violência, o preconceito, o ódio, acabam com essa história de maneira trágica e muito triste.... Bruno se mistura com os demais e tragicamente acaba morrendo com seu amigo Samuel e os demais prisioneiros numa câmara de gás.