AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
ESTUDOS DISCIPLINARES I
AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2014
“AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES”
“Encorajar a escolha contribui para a participação das crianças na prática, pois esta oferece, em particular, oportunidades para a independência e interdependência; oferece tempo para pensar, para interagir, para se relacionar e para estabelecer conexões. Isto significa reconhecer que uma ampla série de oportunidades e experiências devem estar disponíveis para apoiar a participação das crianças e para auxiliar as maneiras como elas aprendem e se envolvem umas com as outras e com os adultos.” (KINNEY, WHARTON).2009, p. 23.
Com o desenvolvimento e avanços da tecnologia na sociedade, a tendência do mercado de trabalho é exigir profissionais competentes, independentemente de qual seja a sua área de trabalho. Em todos os lugares do mundo essa exigência está cada vez maior. Quem não se atualizar, aprimorando seus conhecimentos, ficará ultrapassado, sujeito a ter de abrir mão de sua profissão. Surge assim, a necessidade da formação continuada, que deve “[...] estimular os professores a se apropriarem dos saberes de que são portadores”. (PEREIRA, 2000, p. 49).
A nova sociedade exige cidadãos responsáveis, com iniciativa, dispostos a correr riscos, inovadores e flexíveis na sua capacidade de adaptação a novas formas de vida; resistentes a desânimos ou frustrações em face das dificuldades; interventores e lutadores de ideias; realizadores de projetos; avaliadores de sucessos e fracassos.
Diante desta realidade, as disciplinas deste módulo proporcionam aos estudantes ter esta visão importante na preparação do profissional para desenvolver um trabalho autêntico junto à etapa inicial para o desenvolvimento da criança.
Os profissionais da educação e em especial a da educação infantil, porque é nela que a criança tem a idade em que os estímulos educativos têm o maior poder de influência sobre a