As contribuições de Anísio Teixeira e John Dewey para a Educação
Considerado com um grande filosofo do século XX , o educador norte americano deixa como legado imensas contribuições para a Educação. A ideia central do pensamento de Dewey está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espirito crítico do aluno. Foi através d Escola Nova que John contrapôs o sistema tradicional de ensino. Passando então a focar no sujeito e na construção do conhecimento através da prática e da problematização de experiências. Nesse sentido, para Dewey , teoria e prática não poderiam andar separadamente, denominando está prática de Pragmatismos , que em parceria com William James, George Mead e Charles Pierce defenderam esse movimento filosófico.
Entretanto Dewey ressalta o fato de nem toda experiência ser educativa, entretanto toda a forma de educação será sempre uma experiência. Segundo ele , educar é proporcionar experiências nas quais os alunos sejam levados a indagar e refletir, construindo soluções , resolvendo problemas e proporcionando uma interação positiva entre sujeito e meio sociocultural. Desta forma não haveriam apenas professores que ensinassem apenas conteúdos pré-estabelecidos ou professores que ensinassem somente valores socioculturais, influenciando não apenas o cognitivo de cada aluno , mas também o conceito de moralidade de cada um deles, tornando o aprendizado múltiplo.
Anísio Teixeira foi um grande intelectual e educador brasileiro. Ele propagou o movimento Escola Nova em nosso país, assim como reformou os pioneiros da educação e defendeu um ensino publico laico e obrigatório, e deu fim a divisão de ensinos para as elites e ensino profissionalizante, visando assim uma integração educacional . Mas fica clara a relação de seus pressupostos teóricos com a Filosofia de Dewey, assim como ele Anísio acreditava que experiência e prática deveriam andar lado a lado. Foi por intermédio de Anísio que os conceitos filosóficos de John