filosofia escola nova
Acadêmica:
Disciplina: Filosofia da educação II
Escola nova:
Conceito: A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX.
Contextualização histórica: O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O rápido processo de urbanização e a ampliação da cultura cafeeira trouxeram o progresso industrial e econômico para o país, porém, com eles surgiram graves desordens nos aspectos políticos e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro.
Na essência da ampliação do pensamento liberal no Brasil, propagou-se o ideário escolanovista. O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.
O movimento ganhou impulso após a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação nova em 1932, esse documento tinha por intuito promover uma reforma educacional no país. Escrito por Fernando de Azevedo também contou com a participação de muitos outros intelectuais em destaque naquela época. Estes intelectuais estavam preocupados com as transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o país passava e acreditavam que a educação não conseguiria acompanhar tais mudanças. O Manifesto acabou se tornando o ponto auge do movimento renovador e era composto de um conjunto de concepções acerca da educação, esboçando algumas medidas a serem tomadas em relação à função educativa que se constituía um dos pontos mais relevantes do documento.