Ensaio
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
Thaiga Cristina Maria Soares
A ESCOLA PROGRESSISTA NA VISÃO DE JOHN DEWEY E ANÍSIO SPÍNOLA TEIXEIRA
Janaúba-MG
Junho/2013
Thaiga Cristina Maria Soares
A ESCOLA PROGRESSISTA NA VISÃO DE JOHN DEWEY E ANÍSIO SPÍNOLA TEIXEIRA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Filosofia da Educação, orientado pela Professora Simone Monteiro.
Janaúba-MG
Junho/2013
INTRODUÇÃO
A educação é discutida desde os primeiros séculos, com contribuição de vários autores de destaque no mundo, que ajudaram e ainda permite um maior progresso educacional, para uma melhor compreensão da educação, venho mostrar algumas concepções de dois grandes precursores importantes para o quadro evolutivo da educação, fazendo um paralelo entre suas ideias sobre o ensino. Estes renomadores são John Dewey e Anísio Teixeira, que foram grandes contribuidores dos ideais e da pedagogia da “Escola Nova” sendo o pragmatismo e o liberalismo a base dos pensamentos. No qual, será desenvolvido uma breve interpretação e discurção de suas linhas de pensamentos, com a finalidade de expor suas principais ideias acerca da democracia, educação e escola como reconstrução da experiência e a respeito da “Escola nova”.
Denominados como grandes transformadores da educação, o filósofo norte-americano Jonh Dewey nasceu em 1859 em Burlington, Foi professor secundário por três anos antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. Escreveu sobre filosofia e Educação, além de arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia e política, Dewey defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e