AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1. Introdução: teorias da educação e concepções pedagógicas
P.1 - “Na verdade o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e emfunçãoda prática educativa. A pedagogia, comoteoria daeducação, busca equacionar,de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.”
“As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariamprioridade à teoria sobre a prática,subordinando esta àquela sendo que, no limite, dissolveriama prática na teoria. A segunda tendência, inversamente, compõe-se das concepções que subordinama teoria à prática e, no limite, dissolvema teoria na prática.”
P.2 - “Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca-se, portanto, da compreensão intelectual para a atividade prática, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos paraos métodos ou processos de aprendizagem, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade.”
P.3 – “Para Vera Valdemarin, a matriz desse “novo sistemadoutrinário sobre a educação” doqual derivaum“novo modelo para a profissão docente” pode ser localizada emDewey”.
2. A concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759)
P.5 – “Para realizar seu trabalho pedagógico Anchieta se utilizou largamente do idioma tupi tanto para se dirigir aos nativos como aos colonos que já entendiam a língua geral falada ao longo da costa brasileira. Para tanto produziu uma poesia e um teatro “cujo correlato imaginário é um mundo maniqueísta cindido entre forças emperpétua luta: Tupã-Deus, com sua constelação familiar de anjos e santos, e