trabalho silicose
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: CITOLOGIA
PROFESSOR: GLERISTON MOURA
TRABALHO SOBRE SILICOSE
EQUIPE:
ANA CLAUDIA BRITO DOS SANTOS
IGOR GEORGE FARIAS DOS SANTOS
LINDIANE NUNES FERREIRA
NAVIV DE CASTRO PEREIRA
Cajazeiras - PB
2014
SILICOSE
O QUE É SÍLICA? É um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. É uma importante parte da areia, então as pessoas que trabalham com vidro, os ceramistas, os trabalhadores de minas de metais, os cortadores de arenito e granito e jateadores de areia também estão expostos à sílica.
O QUE É SILICOSE?
É uma doença respiratória causada pela aspiração (inalação) do pó da sílica;
A Silicose é uma doença fibrótica, crônica, progressiva, irreversível e incurável.
É a afecção profissional mais antiga que se conhece.
O que pode causar a silicose?
A inalação da sílica. Quando inalado, o pó da sílica atinge os pulmões, onde os fagócitos (exemplo: macrófagos) fagocitam as partículas. As enzimas secretadas por essas células resultam na formação do tecido cicatricial nos pulmões. Inicialmente, as áreas cicatriciais são pequenas protuberâncias arredondadas, mas, finalmente, essas protuberâncias podem aglomerar-se, formando grandes massas. Essas áreas cicatriciais não permite a passagem normal de oxigênio ao sangue. Os pulmões perdem a elasticidade e a respiração, exigindo um maior esforço resultando na doença pulmonar restrita.
Existem três classificações de Silicose, são elas:
1-Silicose Crônica Simples: resultam da exposição por longo período(mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade para respirar. Essa é a forma mais