As catacumbas de roma
Jonas Roberto Silva
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade resumir o livro às catacumbas de Roma destacando as suas idéias principais e motivos que revelam o vigor dos primeiros seguidores cristãos os quais foram fieis até a morte.
RESENHA CRÍTICA A OBRA AUTOR E EDIÇÃO Benjamin Scott As Catacumbas de Roma, O testemunho e o Martírio dos Primeiros Cristãos; 30ª Edição 2008; págs.175.
APRESENTAÇÃO DA OBRA Esta obra mostra a pureza e o vigor dos primeiros cristãos, os quais, mesmo perseguidos, foram fieis até a morte. Mostrando a persistência e a fé que esses cristãos tinham, mesmo em épocas que não colaboravam para esse posicionamento. O seu testemunho prova a existência de um Deus soberano e que cuida dos seus como filhos amados, trazendo a paz e a esperança celestial.
RESUMO DA OBRA CAPITULO I- O Paganismo e o seu culto. No primeiro capitulo, Benjamin retrata o paganismo e o seu culto, o autor afirma que o sistema pagão era politeísta, os deuses eram representados por qualquer forma humana, como mercúrio, júpiter, Venus e entre outros, e ainda existiam deuses que personificavam as virtudes cívicas e domésticas. Nessa época havia muitos senhores e muitos deuses a quem o mundo civilizado prestava culto e homenagem. Os romanos não adoravam somente aos deuses inventados por eles, mas tinha uma ânsia por um deus mais digno do que suas corruptas imaginações, e fizeram um altar ao deus desconhecido. O autor relata um pouco sobre o caráter desses deuses, que pode ser resumido a um verso do poeta Pope: “Deuses injustos, mutáveis, iracundos, só na vingança e podridão fecundos”. Paulo escrevendo aos romanos durante esse período de idolatria usou uma terrível linguagem no primeiro capitulo, e que poderia ser aplicado ao sistema religioso de Roma e ao caráter de seus deuses. Porque eles mudavam a gloria do Deus incorruptível em