Maison bordeaux
Com a capacidade de fazer até mesmo os programas mais simples e direta espacialmente dinâmico e em constante estado de redefinição, Rem Koolhaas e de sua empresa OMA redefiniram o termo que "a casa é uma máquina para viver" em seu projeto de Maison Bordeaux. Concluído em 1998, a Maison Bordeaux fica em uma colina, com vista para a cidade de Bordeaux.
A casa foi projetada para um casal e sua família, mas antes de Koolhaas e OMA foram contratados para o projeto, em 1994, o marido da família estava em um acidente de carro fatal que o deixou paralisado da cintura para baixo. Dois anos depois do acidente, o casal se aproximou Koolhaas para projetar-lhes um novo lar fora de Bordéus. Apesar de ter sido paralisado, o homem não queria casa simples t vez ele queria um projeto complexo, afirmando: "Contrariamente ao que seria de esperar. Eu quero uma casa complexa porque a casa vai definir meu mundo. "
Koolhaas proposto um volume bastante simples que foi espacialmente complexo e inovador, em termos de organização interior e condições. Koolhaas propôs uma casa que foi a compilação de três casas empilhadas em cima uma das outras, cada um com suas próprias características e condicionamento espacial.
A casa aparece como três entidades separadas que variam entre opaco e transparente. O nível mais baixo fica como uma massa pesada que é