Mansão
Projeto: Maison à Bordeaux
Status: Comissão de 1994. concluído 1998
Localização: c
Site: 5 km do centro de Bordeaux em uma colina. Vista de 180º sobre a cidade.
Um casal morava em uma casa muito antiga, bonito, em Bordeaux. Eles queriam uma casa nova, talvez, uma casa muito simples. Eles estavam olhando para arquitetos diferentes.
Em seguida, o marido teve um acidente de carro. Ele quase morreu, mas sobreviveu. Agora, ele precisa de uma cadeira de rodas.
Dois anos depois, o casal começou a pensar sobre a casa novamente. Agora, a nova casa poderia libertar o marido da prisão que sua antiga casa e da cidade medieval tinha se tornado.
"Contrariamente ao que seria de esperar", disse o arquiteto, "Eu não quero uma casa simples. Eu quero uma casa complexa, porque a casa vai definir meu mundo ... ". Eles compraram uma montanha com vista panorâmica sobre a cidade.
O arquiteto propôs uma casa - ou, na verdade, três casas em cima do outro.
O menor foi numa caverna - uma série de cavernas esculpidas a partir do morro para a vida mais íntima da família.
A maior casa foi dividida em uma casa para o casal e uma casa para as crianças.
A casa mais importante era quase invisível, colada no meio: uma sala de vidro - dentro, meio fora - para viver.
O homem tinha o seu quarto próprio, ou melhor, estação. Um elevador, 3 x 3,5 m. que se movia livremente entre as três casas; plano de mudança e desempenho quando se "trancado" em um dos andares ou flutuando acima de um simples muro, uma parede intersectava cada casa ao lado do elevador. Ele continha tudo o que o marido pode precisar - livros, arte e na