Um Crime No Expresso Do Oriente
Agatha Christie
Relatório de Leitura
Identificação do livro lido através de referência bibliográfica
Christie, Agatha – Um crime no Expresso do Oriente. Edições ASA, 2002
Indicação das razões da escolha
Eu decidi ler O cão dos Baskervilles porque sempre tive interesse em ler as grandes aventuras de Sherlock Holmes, que é para mim uma personagem espetacular devido à sua capacidade de interpretação e resolução de enigmas.
Nota biográfica do autor
Arthur Conan Doyle nasceu no dia 22 de maio de 1859 em Edimburgo, na Escócia. Formou-se em medicina e nos seus momentos livres escrevia histórias sobre Sherlock Holmes. À medida que escrevia mais, atraia mais leitores ocupando a sua mente de tal forma que um dia, cansado, decidiu acabar com a personagem. Quando publicou a morte do detetive, as pessoas revoltaram-se e exigiram o seu regresso, obrigando ao autor a publicar um novo livro. A personagem do Sherlock Holmes foi mais forte do que o próprio autor.
Hoje em dia as suas 60 histórias continuam a ser admiradas no mundo inteiro.
Breve resumo do livro
Esta história passa-se em Inglaterra, no fim do século XIX, na mansão dos Baskervilles, onde ocorreu a morte inexplicável de Sir Charles, o mais recente habitante.
Esta mansão é assombrada por uma lenda com centenas de anos e que tem vindo a aterrorizar toda a família. Conta a lenda que Sir Hugo Baskerville, o fundador da mansão, foi morto por cão enorme e diabólico que nunca foi descoberto e que ainda permanece escondido.
Após a morte de Sir Charles, Sherlock Holmes é convidado por um amigo da família a investigar o mistério e proteger o último herdeiro da família, Sir Henry. Mostrando-se indisponível, envia para a mansão o seu companheiro Watson para iniciar as investigações, contudo, ele investiga sem que ninguém desconfie escondendo-se na charneca da mansão e tentando obter informações que o permita desvendar o segredo.
Watson durante uma caminhada juntamente com Sir Henry conhece os