As capacidades lingüísticas da alfabetização
6° Semestre
Curso: Pedagogia
Disciplina: Letramento e Alfabetização II
Prof.ª Ligia Formico Paoletti
As capacidades lingüísticas da Alfabetização
Leitura Ler é essencial, através da leitura testamos os nossos próprios valores e experiências com as do outro. Há vários fatores que influenciam no processo de leitura como, por exemplo, a intervenção do professor, a influencia da família, e a própria dedicação do aluno.
A função do professor é a de criar oportunidades que permitam o desenvolvimento de todo processo cognitivo que envolve a atividade de leitura, criando momentos de interação entre o leitor e o texto, a leitura é vista como uma atividade capaz de mudar o individua e suas relações com o mundo, favorecendo a possibilidade de transformação coletiva. Mas isso depende da forma como o professor propõe a leitura do aluno, sendo esta bem direcionada fará um leitor critico em relação ao que lê e a sociedade em que vive.
É preciso que as crianças tenham acesso e contato com diferentes gêneros textuais, leitura de livros, jornais, panfletos, músicas, poesias e do que mais tornam significativo. É no contato com materiais escritos e com mediação de um leitor experiente que a criança vai adquirir gosto e interesse pela leitura.
Produção de textos Escritos.
No primeiro tópico a apostila traz a compreensão e valorização dos diversos gêneros literários, que fala do por que escrevemos e para que escrevam, devemos primeiramente saber para qual o público alvo que vamos escrever como deve ser a escrita e qual o propósito da mesma. O professor deve apresentar aos alunos desde as séries iniciais diferentes gêneros textuais, lendo poemas, jornais, avisos e outros, deve também estimular os alunos para as funções que cada texto tem, trazendo atividades em sala de aula onde todos os alunos participem, expondo suas opiniões e conhecimentos prévios. O