ensino e aprendizagem de linguagem
Professor: Hércules Toledo
Este texto é para demonstrar o que aprendi na disciplina EAD282- Linguagem II sobre os processos de Alfabetização e Letramento.
Através do texto escrito pelo professor Hércules, apesar de já ter algum conhecimento do assunto, gostei da descrição que ele fez de linguagem. A linguagem é uma atividade social e histórica, dinâmica e flexível, de natureza cognitiva, funcional e interativa. Essa atividade é social e histórica, porque as regras do sistema e do uso da língua se constituem nas ações e pelas ações linguísticas dos sujeitos de uma comunidade e vão se sedimentando e se modificando ao longo da história. Esse sistema simbólico que é a língua, não é estático nem imutável, nem fechado em si mesmo, porque se transforma no decorrer do tempo em função da atividade coletiva dos falantes. É um sistema que organiza para servir à atividade mental humana de compreender a realidade e integrar esse conhecimento numa rede significativa de natureza social, cultural – daí sua dimensão cognitiva. Além disso, esse sistema se estrutura também para servir às necessidades humanas de comunicação, de interação. Isso significa que a língua se estrutura em função de seu uso na sociedade daí sua natureza funcional.
Historicamente, a linguagem foi/é definida como:
Um sistema de representação do pensamento por meio da fala; Uma forma de comunicação e interação entre os indivíduos.
Segundo o professor, texto é uma ocorrência linguística escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade semântica, sociocomunicativa e formal.
E que texto também pode ser uma pintura, uma música, uma escultura, um filme. Portanto, podemos falar de textos verbais, não verbais e textos mistos... Hoje em dia, os textos mistos têm sido chamados de multimodais.
Após ler o artigo “A Linguística e o ensino de Língua Portuguesa”, de Rodolfo Ilari (1994), que nos fala do