AS boas praticas
O crescente volume de lixo tem sido um problema de caráter mundial. As empresas por imposição do governo, por meio de leis, ou na busca por uma postura ética e transparente, o que reflete bem a Responsabilidade Social, tem buscado práticas de reciclagem, para o destino correto do lixo. Algumas das melhores práticas serão aqui destacadas. Vale ressaltar, que no decorrer da pesquisa ficou claro que a educação, por meio da conscientização, é a principal arma para o sucesso dos projetos.
Dentre as práticas selecionadas está o processo de recolhimento, descontaminação e reciclagem das lâmpadas fluorescentes. Essas quando não descartadas corretamente, atingem o solo e o ar, liberando mercúrio, contaminando o meio ambiente e o próprio cidadão.
Um projeto interessante, referente ao descarte das lâmpadas fluorescentes, é o PAPA LAMPADAS, uma máquina simples, que faz o trabalho de descontaminação e reciclagem. A reciclagem pode ser realizada na própria empresa, não necessitando de um lugar especial. Aqui cabe um esclarecimento, não basta que a empresa decida doar as lâmpadas para a reciclagem é preciso que sejam retiradas por uma empresa certificada, para garantir que o produto tenha o destino correto.
Outro projeto que merece aplausos e divulgação é a Termoverde, primeira termoelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, situado em Salvador-BA, que utiliza mecanismo para capturar o gás metano originado no processo de tratamento dos resíduos depositados no aterro, e transforma esses gases em energia limpa sustentável, produzindo anualmente 150 mil MWh ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade com 50 mil habitantes.
A Nokia também chama nossa atenção - uma das maiores produtora de celular - consciente do impacto causado por seus produtos, recolhe em seus mais de dois mil pontos de assistência técnica 2 milhões dos aparelhos em desuso, inclusive de outras marcas. Sabendo que essa ação não é o bastante, montou um grupo de