as asssss
1.3.7. ZINCO E SUAS LIGAS
Uma das características mais importantes do zinco é a sua resistência à corrosão em qualquer ambiente atmosférico (devido à proteção de um óxido protetor à temperatura ambiente), que permite que este seja utilizado na proteção contra corrosão, através da aplicação por diferentes processos de revestimento de peças e estruturas de aço, além de ferros fundidos e ligas de alumínio. Por exemplo, para proteção contra corrosão do aço com o uso de zinco, pode ser através dos seguintes processos:
a)
Aplicação de recobrimentos metálicos ou de substâncias orgânicas e inorgânicas; b)
Emprego de inibidores de corrosão nos meios ambientes;
c)
Utilização de ligas metálicas mais resistentes à corrosão;
d)
Adoção de proteção catódica.
O zinco não é utilizado para fins estruturais devido à sua baixa resistência mecânica. Entretanto, algumas ligas de zinco podem ter resistência mecânica suficientemente elevada, para algumas aplicações específicas. A ductilidade do zinco, acima de 100ºC, é bastante elevada, permitindo, assim, que a conformação plástica seja relativamente fácil na obtenção de formas laminadas ou extrudadas.
Pode ser encontrado na forma de placas, lingotes, chapas, grãos e pós.
O ponto de fusão do zinco é baixo e, associado a outras características, permite a sua utilização em processos de fundição sob pressão em matrizes metálicas; assim, o zinco é utilizado na forma de uma liga com alumínio e outros elementos. As propriedades físicas do elemento zinco estão mostradas na Tabela
1.
100
EM833 – SELEÇÃO DE MATERIAIS
Tabela 1 – Propriedades físicas do elemento zinco.
Temperatura em
Propriedade
Valor
Unidade
que a propriedade foi mensurada
Número atômico
30
--
--
Massa atômica
65,38
--
--
Densidade
7,13
Mg/m3
25ºC
Ponto de fusão
420
ºC
--
Calor específico
382
J/kg.K
20ºC
101
KJ/kg