tratamento de agua
Walter Corrêa dos Santos Junior, Caíque José de Oliveira Moraes.
Orientador: Daniel Coelho Ferreira
Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus
Av. Dário Vieira Borges, 235. Parque do Trevo - Bom Jesus do Itabapoana, RJ
CEP: 28360-000
E-mail: dcoelho@iff.edu.br
Resumo
Muitas regiões no mundo enfrentam escassez de água em diversos níveis, seja em função da baixa qualidade ou da quantidade de recursos hídricos locais, os quais ainda vêm sofrendo grande pressão devido à expansão da agricultura e das cidades, bem como das alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Essa realidade é muito comum em nosso país: o nordeste enfrenta períodos de grande seca durante o ano e sua população precisa reservar água das chuvas para consumo durante o ano.
No Norte e Nordeste do Brasil, diversas fontes encontram-se contaminadas por organismos patogênicos que alcançam até mesmo águas subsuperficiais. Nesse sentido, o tratamento destas fontes de água se faz uma questão de saúde pública, mas infelizmente, este tratamento não atende à população que mais necessita dele. Tais pessoas ficam à mercê de inúmeras doenças de veiculação hídrica.
Neste trabalho, apresentamos uma forma simples de tratamento, que usa sementes de
Moringa (Moringa oleifera), que é uma planta que possui propriedades coagulantes em suas sementes, auxiliando na remoção de sólidos presentes nas águas, além de apresentar inúmeras qualidades em suas folhas,. Contudo, a remoção completa de patogênicos não é atingida somente com o uso da semente, sendo necessário o uso de outra forma para esterilização desta água.
A radiação ultravioleta proveniente do sol, permite obter água limpa, potável, isenta de microrganismos patogênicos, que sõ extintos pela ação dos raios UV. Essa simples solução pode promover melhoria na qualidade de vida de inúmeras populações que sofrem com problemas relacionados à água e diminuir a incidência