artografia
Descrição das articulações.
Artrografia
Artrografia é freqüentemente usado para ajudar a diagnosticar a causa da dor nas articulações inexplicáveis. A solução de iodo contraste é injetado na área comum para ajudar a destacar as estruturas comuns, como os ligamentos, cartilagem, tendões e cápsula articular. Vários raios-X da articulação são tomadas, usando um fluoroscópio, um pedaço especial de equipamentos de raios X que mostra a imagem imediatamente. Você pode ser solicitado a rápida antes do exame. Durante o exame, você pode ser convidado para mover o conjunto em várias posições como as imagens são tomadas. É normal sentir algum desconforto ou formigamento durante o procedimento. Se você é ou pode estar grávida, ou é alérgica ao iodo ou marisco, informe o seu médico, você pode estar em maior risco de complicações.
Artrografia do Joelho
A artrografia é um método de avaliação de lesões intrínsecas do joelho, de grande sensibilidade para patologias meniscais, e por muito tempo foi amplamente utilizada, tendo seu uso reduzido após o advento da ressonância magnética. A técnica consiste em assepsia cuidadosa da pele, com posterior administração intra-articular de contraste iodado diluído, com ou sem injeção associada de ar, denominada de pneumoartrografia. Posteriormente a mobilização articular para distribuição homogênea do contraste, são obtidas radiografias localizadas tangenciando os meniscos, e radiografia panorâmica em perfil.
A artrografia consiste na injeção de um produto (contraste), na articulação do joelho, que envolve as estruturas meniscais não visíveis em uma radiografia simples. A foto mostra uma radiografia contrastada de um joelho: as flechas mostram o contorno do menisco interno normal (triângulo preto).
<
ARTROGRAFIA
A artrografia relata a posição e a integridade do disco, analisadas pela sua relação com os espaços articulares. Um menisco normal