Relatório de radiologia
Tomografia
Radiografia convencional: RX – Objeto – Filme
Radiografia Panorâmica: Representação de um corte tomográfico. É a primeira imagem tomográfica conhecida.
Tomografia convencional: As estruturas são propositalmente borradas para permitir que a área de interesse fique nítida. É captada por filmes. Quanto mais complexo for o movimento, menor a chance de um objeto que não é de interesse ser atingido.
Tomografia computadorizada: Em Relação a convencional, ela elimina a ampliação e superposição de imagens, detecta diferenças entre tecidos moles e tecidos duros e fazendo alguns ajustes é possível a mensurar a densidade óssea.
Componente: Gantry, Detectores, Mesa e o Computador.
Exame: O tubo de raio X que fica no Gantry emite raio x, que é atenuado pelo paciente e essa informação é detectada pelos Detectores. A MESA se move para o interior do Gantry, provocando movimentos helicoidais. Cada ‘’fatia’’ do paciente é capturada. Depois essas “fatias” são dividas em cortes axiais, parassagital e etc.
Obs: Na tomografia, as imagens mais escuras são definidas como hiper densa e as mais claras como hipo densas.
Tomografia Computadorizada Cone Beam: É a tomografia indicada para a odontologia, o feixe cônico é pequeno comparado com a convencional, é mais barata, apresenta alta resolução de imagens e conforto para o paciente, a dose de raio x emitido é parecida com a do aparelho tomográfico.
Componentes: Fonte de raio x, Computador e Detectores.
Exame: Com o paciente sentado ou de pé o feixe de é emitido, entrando em contato com o paciente depois os detectores detectam a imagem e passadas para o computador.
Obs: Fov: Área exposta pelo raio x Voxel: Menor ponto tridimensional de uma imagem, quanto mais voxel, melhor a qualidade da imagem.
Então:
Menor o tamanho de Voxel, maior a resolução, maior a dose de Raio X.
Maior o tamanho de Fov, menor a resolução, maior a dose de Raio X.
Anatomia em Imagens Tomográficas
Para o