Ensaio de Compatação
06 – Compactação de solos
Introdução
}
Solos como material de construção e como fundação da rodovias }
Conceito:
}
}
}
compactação é a densificação do solo por meio de equipamento mecânico, geralmente rolos, soquetes, sapos etc
Densificação: redução de vazios
}
deformabilidade
}
resistência
}
permeabilidade
}
suceptibilidade a Δh
Técnica de estabilização de solos muito conhecida e utilizado desde pequenas até grande obras
Compactação
}
Proctor (1930):
}
}
Quando se aplica uma certa energia de compactação (um certo número de golpes no laboratório ou número de passagens do rolo) a massa específica resultante é função da umidade em que o solo estiver.
Para umidades muito baixas o atrito grão a grão é muito alto e não se consegue uma densificação adequada. Para umidades mais elevadas, a água provoca um certo efeito de lubrificação entre as partículas que se acomodam em um arranjo mais compacto.
Compactação
}
A partir de certa umidade não se consegue mais expulsar o ar dos vazios pois os canalículos não são mais interconectados. O ar fica envolto por água e não consegue sair do interior do solo. }
Durante o processo de compactação a massa de partículas sólidas e de água permanecem constantes, o que se altera é o índice de vazios.
Compactação
}
Existe, então, para uma determinada energia uma (apenas uma) umidade que conduz ao máximo valor de densidade ou massa específica. Ensaio de Compactação (NBR 7182/86)
Normas DNER e DAER
}
Tomando uma massa de solo de solo úmido M, com um dado volume inicial, num cilindro e aplicando-lhe um certo número de golpes através da queda de altura H, de um, soquete de peso P, resulta, após compactação, um certo volume V, chama-se de energia de compactação o trabalho executado, referindo à unidade de volume de solo após a compatação. Neste caso, a