Compactação do solo
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia.
Obas de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados.
Os solos tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre ocorrida graças a muitos agentes químicos e físicos que se chamam intemperismo (variação de temperatura, vento, umidade...). Agentes erosivos como água e vento também promovem a transformação do solo transportando o material.
Muitas vezes o solo de um determinado local não apresenta as condições necessárias para a realização do projeto, por estar pouco resistente, pouco compressível ou apresentar características a desejar. É um método de estabilizar o sono por processo manual ou mecânico, tendo como meta reduxir o numero de espaços vazios do solo melhorando sua resistência, deformabilidade e permeabilidade.
B) DEFINIÇÃO DOS TERMOS PESO ESPECIFICO APARENTE SECO MAXIMO E UMIDADE OTIMA
Peso especifico aparente Maximo é obtid através da compactação do solo em sua umidade otima, processo que minimiza os vazios do solo, proporcionando o aumento da densidade, da resistência e da estabilidade.
Este manejo é necessário em virtude dos estresses exercidos por cargas sobre o aterro como, por exemplo, o tráfego de veículos.
Umidade otima é