Sistema base gsm
Antes de 1980, o mercado celular europeu era constituído por vários padrões analógicos incompatíveis entre si. Isso restringia os serviços muitas vezes a seu próprio país.
Em 1982, iniciaram estudos com objetivo de desenvolver um sistema móvel que obedecesse alguns padrões: boa qualidade de voz, terminais pequenos e baixos custos, suporte para “roaming” internacional, suportar uma larga área de novos serviços e utilidades.
O padrão GSM foi criado no intuito de oferecer tecnologia digital de telefonia celular a toda a Europa. Sua alta capacidade tornou-o rapidamente o padrão mais utilizado no mundo. Em dezembro de 2004, 74,9% dos celulares eram do padrão GSM.
No Brasil, o sistema foi implantado em 2002.
3 - Desenvolvimento:
GSM, Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo.
É um sistema TDMA/FDMA/FDD, isto é, um sistema que usa simultaneamente o múltiplo acesso (MA) por divisão de frequência das portadoras (FDMA), o múltiplo acesso por divisão de tempo (TDMA) de cada portadora e usa uma faixa de frequência para cada sentido de transmissão (FDD = Frequency Division Duplex).
O sistema utiliza um espectro de 25 MHz (para largura do canal Tx/Rx, sendo Tx-upload e Rx-dowload) em cada sentido de transmissão, ou seja, a frequência Tx está 25 MHz em relação a de Rx e vice-versa. Cada portadora subdivide-se em oito intervalos de tempo, que proporcionam um total de 1000 canais em cada sentido de transmissão.
A tecnologia GSM possui variações em seus padrões e a faixa de operação depende do padrão GSM implantado. Entre eles podemos destacar o Padrão P-GSM, também conhecido como GSM 900 Primário, é o sistema GSM original. Usa frequências na banda de 900 MHz, de 890 a 960 MHz, com uma distância de 20 MHz entre os enlaces direto e reverso. Isso dá uma largura de 25 MHz, o que sustenta