recurso audiovisuais
Renato Levi*
Resumo
O Documentário está para o jornalismo audiovisual assim como o new journalism está para o impresso. Hoje é possível realizar documentários a custos reduzidos mas a formação do jornalista não privilegia alguns aspectos fundamentais para o pleno desenvolvimento desta área. Existe uma tensão entre documentário e ficção relacionada com as dificuldades em se assumir alguns recursos da linguagem audiovisual como relevantes e legítimos. São questões que ensejam uma abordagem dialética e dinâmica para permitir uma leitura subjetiva mais ampla para além da mera narrativas dos fatos.
Palavras-chave: documentário; audiovisual, ficção
Abstract
Film and Documentary in the Journalism Studies
The documentary stands for the audio-visual world as the new journalism to the printed media. In our days, it is easy to produce documentaries with little budgets but the majority of journalism studies do not discuss some aspects that are fundamental for the an adequate understanding of the development of such field. There is a tension between documentary and fiction related with difficulties in considers as relevant and legitimate some aspects of film language. These issues require a dialectic approach, so as to provide an open, dynamic and subjective lecture beyond the simple narrative of facts.
Key words: documentary; film, fiction
1
Introdução
A imprensa e o jornalismo se estabeleceram na modernidade e experimentaram um crescimento exponencial até se consolidarem como o quarto poder das sociedades contemporâneas. Mas este poder enfrenta hoje uma de suas crises mais profundas desde que se estabeleceu como principal mediador entre um mundo que se pretendia iluminado, iluminista e positivista e seu público historicamente configurado como ávido consumidor do espetáculo da notícia-mercadoria.
Apesar da avalanche diária de informação