Comunidade terapeutica
A dependência química é um assunto de saúde pública nacional, que não se esgota e, por isso, suscita grande interesse na pesquisa. Por isso, a observação realizada nas dependências da Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus Vida Vale, buscou entender sob o olhar psicológico, uma deficiência no atendimento destes dependentes químicos que buscam por tratamento.
No estágio de observação, com duração de 30 horas, busquei primeiramente entender todo o funcionamento da instituição. Nela, existe uma área chamada de triagem, onde os dependentes químicos ficam pelo período de trinta dias a após vão para a fazenda. Neste local, por diversas rações entre a principal econômica, não há atendimento psicológico. Os internados lá ficam de certa forma abandonados psicologicamente e sem informação suficiente do tratamento até irem para o local definitivo, onde o tratamento durara 9 (nove) meses.
Por estes motivos, e por receber a informação que o numero de desistências do tratamento esta grande na triagem, optei por sugerir meu plano de ação baseado na melhoria do atendimento Psicológico do setor Triagem para assim, motivar esses indivíduos a prosseguir no tratamento para dependência química.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceito de Dependência Química
De acordo com a Classificação internacional de Doenças (CID-10), a dependência química caracteriza-se pela presença de um agrupamento de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, indicando que o individuo continua utilizando uma substancia, apesar de problemas significativos relacionados a ela. O site Psiqweb.med.br, denomina como dependência química um conjunto de fenômenos que envolvem o comportamento, a cognição, a fisiologia corporal consequente do uso abusivo de uma substancia psicoativa, associado ao forte desejo de usar esta substancia, juntamente com a dificuldade em controlar sua utilização persistente apesar das suas consequências danosas.na