residuos
Em 2013, com o lançamento do Grupo de Trabalho de Empresas e Resíduos Sólidos, o Instituto Ethos expande a discussão sobre esse tema da cidade de São Paulo para o âmbito nacional, visando contribuir na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e estimular ações e negócios inovadores, sustentáveis e responsáveis.
Nossos objetivos com o projeto
• Contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
• Influenciar o debate sobre a PNRS;
• Contribuir para a harmonização das políticas de resíduos sólidos no país;
• Criar compromissos empresariais em resíduos sólidos e acompanhar seu andamento;
• Trocar experiências sobre práticas com resíduos sólidos.
Histórico
As discussões sobre a criação da PNRS, bem como a participação das empresas nesse processo, vêm de longa data. Em 2007, o Instituto Ethos lançou a publicação Vínculos de Negócios Sustentáveis em Resíduos Sólidos, que já tratava dessa questão.
Com o intuito de mobilizar empresas para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade de São Paulo, o Instituto Ethos e a Rede Nossa São Paulo se uniram em 2010 para criar o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo. Como desdobramento dessa iniciativa, tiveram início, em maio de 2011, as atividades do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Fórum Empresarial, cujo objetivo era contribuir para a implantação da PNRS na cidade de São Paulo.
Entre suas realizações estão eventos importantes, como o seminário “Resíduos Sólidos e as Cidades: Boas Práticas e Desafios”, em agosto de 2012, e o lançamento da publicação Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades para as Empresas, que traz em suas 70 páginas um panorama da legislação referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e procura traçar um resumo histórico que ajuda a compreender como chegamos a essa política e quais são suas implicações.
Depois disso, o GT de Resíduos Sólidos percebeu que