Todo sobre gsm
GSM é a sigla de Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, é uma tecnologia utilizada em celulares e outros aparelhos móveis, além de ser a tecnologia mais popular no mundo.
A diferença do GSM para as tecnologias anteriores, é que no GSM o sinal e os canais de voz são digitais, é muito mais moderno e de última geração também chamada de 2G ou segunda geração. O GSM também facilita a comunicação no mundo, pois através dele é possível o sistema de roaming (um sistema Celular, o terminal móvel se comunica com o sistema através da Estação Rádio Base (ERB) mais próxima.), ou seja, fazer com que o aparelho funcione em qualquer lugar do mundo, através de contratos de roaming das operadoras.
A tecnologia GSM surgiu nos anos 80 na Europa, com a proposta de oferecer serviços com baixos custos, como por exemplo, a troca de mensagens de texto, além do baixo custo de infra-estrutura para as operadoras o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em telefonia móvel, como a transmissão de forma digital e a utilização de células. A versão inicial já evoluiu, e actualmente conta com índices mais altos de transmissão de dados, chamadas de 3G, ou terceira geração.
A norma GSM autoriza um débito máximo de 9,6 kbps, que permite transmitir a voz bem como dados numéricos de fraco volume, por exemplo das mensagens textos (SMS, paraShort Message Service) ou as mensagens multimédia (MMS, para Multimedia Message Service).
Arquitectura GSM
A rede GSM pode ser dividida em três partes:
Estação móvel, o subsistema estação base e o subsistema de rede.
Estação móvel * A estação móvel consiste de um equipamento móvel (ME) e um cartão chamado Subscriber Identity Module (SIM). * Cada equipamento móvel está unicamente associado a uma identificação chamada International Mobile Equipment Identifier (IMEI). * O cartão SIM tem uma identificação mundial única chamada de International Mobile