trabalho de sociologia
Os processos de divisão se dividem em mitose e meiose, a primeira sendo necessária para a renovação celular, citada anteriormente, e a segunda para a formação dos gametas femininos e masculinos. Devido à nossa espécie, e outras, realizarem a reprodução sexuada, ou seja, quando ocorre o encontro de gametas, temos variabilidade genética. Uma reprodução assexuada faz apenas cópias idênticas enquanto a sexuada mistura características diversas para a formação de um novo ser.
Veja detalhadamente o passo a passo de cada processo de divisão celular e fique atento aos desenhos feitos em sala de aula para representar cada uma das etapas descritas.
MEIOSE
Meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo uma divisão reducional. Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides. Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
Dependendo do grupo de organismos, a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do ciclo