Capsulite Adesiva
1. O que é?
A região do ombro possui quatro articulações, que permite ao ombro uma amplitude de movimento maior que qualquer outra articulação do corpo. A uma articulação que permite uma ampla mobilidade, e é considerada a mais móvel e menos estável. Tem o nome de gleno-umeral. Sua forma é uma capsula frouxa e fina que permite esta amplitude e instabilidade articular. A capsula articular da articulação do ombro funciona como uma bolsa que contém liquido articular, que é responsável pela lubrificação e nutrição da articulação. Possui uma quantidade considerável de folga para realizar todos os movimentos e ajuda a estabilizar esta articulação. Capsulite adesiva é uma constante dor na articulação do ombro (gleno-umeral) causando limitações articular, especialmente elevação anterior. Sua dor é gerada por uma inflamação na capsula articular do ombro que se “enruga”, diminui de tamanho e fica rígida. É uma doença que se inicia com um processo doloroso e evolui com perda gradual da mobilidade.
2. Causa A capsulite adesiva não tem causa definida, esta ligada a vários fatores como:
- excesso do uso da articulação;
-lesão parcial de um dos músculos ou tendões envolvidos nesta articulação;
- calcificação;
- inflamações repetidas;
- estresse articular;
- tensão excessiva;
- fraturas;
- Diabetes, depressão, ansiedade, doença da tireoide e neurológica, tem mais risco em obter a mobilização da articulação.
3. Sintomas Os principais sintomas da capsulite adesiva são de muita dor na articulação e uma redução muito grande na mobilidade e no arco do movimento.
4. Fisiopatologia A capsulite adesiva é uma patologia mais frequente no sexo feminino, na faixa etária dos 40 aos 60 anos, sem preferência para lado e dominância (Ferreira e Filho). A capsulite acontece em três fases diferentes, caracterizando a patologia e trazendo características próprias de cada período.
1º Fase. Fase Infamatória: Acontece quando a cápsula articular