Geoprocessamento
CÂMARA DE GESTÃO AMBIENTAL
MÓDULO: GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE ESPACIAL ATIVIDADE: VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM - CONCEITOS BÁSICOS DE GEOPROCESSAMENTO E CARTOGRAFIA.
PROPONENTE: PROF. RANGEL ANGELOTTI
ESTUDANTE: LUÍS HENRIQUE COSTA
TURMA: 2010
1) Em que consiste o Geoprocessamento?
Geoprocessamento consiste em um conjunto de disciplinas de conhecimento que utilizam de processos computacionais com técnicas matemáticas, para a representação de dados espaciais referenciados a partir de ferramentas informatizadas, que permitem a realização de analises complexas, pelo fato de se poder ser feita a utilização de diversas fontes na criação de banco de dados georeferenciados. Em outras palavras, é um processo informatizado, ao qual podemos realizar a representação e o tratamento do espaço geográfico, com inúmeras fontes distintas através de ferramentas computacionais.
2) O que é um Sistema de Informações Geográficas (SIG)?
O SIG pode ser definido como ferramentas computacionais de Geoprocessamento, que nos permitem realizar análises complexas do espaço geográfico. Segundo CAMARA, (1993) o SIG tem com como principais características "integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e de cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes, dados e modelos numéricos de terrenos; combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação, para gerar mapeamentos derivados; consultar, recuperar, visualizar e imprimir o conteúdo da base de dados geocodificados". Sendo assim, um SIG representa as técnicas computacionais que consistem no tratamento da informação do espaço geográfico.
3) O que são Projeções Cartográficas? Cite 2 tipos.
Um sistema de projeção cartográfica pode ser definido como o processo de transformação executada sobre os pontos de uma superfície em curva, usando-se de processos matemáticos, para representa-la