Artografia Do Joelho
Artrografia é um tipo de raio-X utilizado para examinar uma articulação, como o joelho ou quadril, quando raios X convencionais não são adequados. Uma série de raios-X é feita com o conjunto em várias posições após meio de contraste é colocado na articulação. Um artrograma pode usar fluoroscopia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou a visualizar melhor o conjunto.
Enquanto artrografia é mais comumente usado para examinar as articulações do joelho e ombro, que pode também ser utilizado para analisar outras articulações, tais como o punho, tornozelo, anca, ou cotovelo.
Artografia do joelho:
A artrografia é um método de avaliação de lesões intrínsecas do joelho, de grande sensibilidade para patologias meniscais, e por muito tempo foi amplamente utilizada, tendo seu uso reduzido após o advento da ressonância magnética
Objetivo:
A artrografia do joelho é realizada para demonstrar e avaliar patologias das articulações do joelho e estruturas de tecidos moles associados. As estruturas de maior interesse incluem a cápsula articular, meniscos, os ligamentos laterais e cruzados basicamente. Estas estruturas são visualizadas após introdução de um meio de contraste na cápsula articular com seriografia fluoroscópica e ou imagens radiológicas de rotina, utilizadas para registrar uma imagem permanente.
Indicações:
Esse exame é indicado quando a suspeita de rupturas da cápsula articular, dos meniscos ou dos ligamentos. O joelho é uma articulação submetida a considerável estresse, principalmente durante as atividades esportivas. Portanto, grande parte da patologia observada nele é causada por traumatismo.
Contraste A solução de iodo contraste é injetado na área comum para ajudar a destacar as estruturas comuns, como os ligamentos, cartilagem, tendões e cápsula articular. Vários raios-X da articulação são tomadas, usando um fluoroscópio, um pedaço especial de equipamentos de raios-X que mostra a imagem imediatamente. Você pode ser