Artigos sobre fluorose
FRASÃO, Paulo, et al; Fluorose dentária: comparação de dois estudos de prevalência/ Dental fluorosis: comparison of two prevalence studies. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(4):1050-1058, jul-ago, 2004.
Resumo
Fluorose dentária é uma opacidade do esmalte provocada pela ingestão de quantidades excessivas de flúor (exposição crônica) durante o período de formação dos dentes. A estimação desse problema em população exposta a fontes de flúor é necessária e deve ser feita periodicamente para monitorar os níveis e os padrões da alteração. A proposta desta pesquisa foi descrever e comparar dois estudos de prevalência para estimar a ocorrência de fluorose dentária na população do Município de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo, Brasil, realizado em 1997 e 2000. Os métodos empregados em cada estudo foram brevemente apresentados. Os resultados foram comparados. Aspectos metodológicos e as implicações para Saúde Coletiva foram discutidos.
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=153018891008
VIEGAS, Cláudia Marina, et al; Fluorose dentária: abordagens terapêuticas para recuperação estética/ Dental fluorosis: therapeutic approaches for aesthetic recovery. Rev. Gaúcha Odontol, Porto Alegre, v.59, n.3, p.497-501, jul./set., 2011.
Resumo
A fluorose constitui uma alteração do esmalte dentário relacionada ao excesso de ingestão do flúor na época de formação dos dentes. Tais alterações implicam prejuízos na aparência estética e harmonia facial, repercutindo negativamente na autoestima dos indivíduos. Neste contexto, a Odontologia assume papel de destaque: um sorriso com aspecto agradável e atrativo, mostrando dentes em harmonia é o desejo do indivíduo que vive em sociedade. Este artigo apresenta dois casos clínicos de fluorose dentária com diversificadas manifestações clínicas nos quais optou-se por diferentes alternativas terapêuticas. Uma vez diagnosticadas as alterações, e após análise dos casos, foram estabelecidos os