sociedade dos poetas mortos
O tom da cerimônia é solene, na qual o diretor profere um discurso, enfatizando os cem anos da instituição e sobre o excelente ensino oferecido apoiado nos princípios, já citados. Em seguida, o diretor apresenta as credenciais do novo professor, John Keating (Robin Willians), cuja formação se deu naquele local e sua profissionalização nas melhores faculdades da Inglaterra.
Basicamente o filme narra a história de John Keating, um professor não muito convencional que desafia o sistema de uma tradicional escola para ensinar o que ele considera o verdadeiro significado da poesia e da literatura. Sua atitude liberal e revolucionária termina influenciando seus alunos, alguns em especial como o jovem Todd , que gostaria de se tornar um escritor, Neil, que sonha em ser ator, apesar das objeções do pai, Knox, Charlie e Gerald. Estes que mais tarde formariam, influenciados por Keating, a nova Sociedade dos Poetas Mortos.
Com o lema “Carpe Diem”, que significa “aproveitem o dia!” e outras citações e poemas, John Keating começa a despertar nesses jovens atitudes e características que nem eles mesmos sabiam possuir. O grupo de jovens passa a se encontrar secretamente para ler e escrever poesias, o que lhes proporcionou novas atitudes e pensamentos próprios e o desejo de realizar seus verdadeiros sonhos indo de encontro ao ideal esperado pelas famílias e pela escola.