Organização Sistemas e Metodos
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mencionar os principais tipos de desenho departamental, também chamado de departamentalização.
2 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Definição: “é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa." OLIVEIRA, Djalma. OSM.
A estrutura organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação das pessoas o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem.
2.1 TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS:
Sistemas de Responsabilidade: Obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa.
Sistema de Autoridade: Direito de fazer, tomar decisões, dar ordens, dirigir.
Sistema de comunicações: O sistema de comunicação é a rede por meio da qual as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.
2.2 DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Conceito: Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
Tipos de Departamentalização:
Departamentalização por Quantidade: quando há um número elevado de pessoas desempenhando determinada atividade, obrigando o estabelecimento de turnos de trabalho;
Departamentalização Funcional: É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
Departamentalização Territorial: