artigos sobre exercicio fisico em idoso
o envelhecimento compromete a habilidade do SNC de realizar a manutenção do equilibrio corporal e diminui a capacidade das reações adaptativas.
Para previnir quedas tem que se aprimorar as condições de recepção das informações sensoriais.
Objetivo do artigo é comparar o impacto de um programa estruturado de exercícios de resistência muscular dos membros inferiores dentro e fora d’água no equilíbrio estático e dinâmico em idosos.
Para isso foi avaliados 36 idosos por meio de quatro testes: Escala de Equilíbrio de Berg, Dynamic Gait Index, velocidade da marcha, Marcha Tandem.Posteriormente, houve a alocação dos voluntários em três grupos: grupo de exercício na piscina terapêutica, grupo de exercício no solo e grupo controle
Resultados: promoveu aumento significativo do equilíbrio dos idosos
. Conclusão: proporcionou uma melhora significativa no equilíbrio estático e dinâmico de idoso, essa melhora ocorreu independentemente do meio em que o programa foi realizado, ou seja, se dentro ou fora d’água.
artigo 2: Atualização de conhecimentos sobre a prática de exercícios resistidos por indivíduos idosos
esta revisão sistematica te o objetivo de que mais indivíduos possam se beneficiar da recomendação de exercícios resistidos através do conhecimento médico, trazendo benefícios de caráter preventivo e terapêutico.
O artigo aborda principalmente a segurança na execução dos exercícios, segurança hemodidamica(cardiovascular e aerobica) segurança musculo esqueletica, assim como os beneficios indicações e contra indicações para a realização das atividades.
artigo 3: Atuação da fisioterapia na síndrome de fragilidade
tem como objetivo reveisar a intervenção da fisioterapia e seus efeitos nos idosos frageis,
Foi verificado um total de sete diferentes tipos de intervenções: 1) fortalecimento muscular; 2)