Responsabilidade socia, ética e sustentabilidade
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÉTICA
SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que os recursos naturais finitos estão se esgotando, tem-se a necessidade de um novo modelo de produção que produza mais e polua menos, com isso, a
Engenharia de Produção, tem dentre suas áreas, a Engenharia da Sustentabilidade, que visa uma produção sustentável, nos contextos, ambientais, social, ecológico, econômico e político.
O mundo contemporâneo tem a necessidade de produzir cada vez mais sem que o meio ambiente seja prejudicado, e o
Engenheiro tem a função de atender a demanda da sociedade, ao mesmo tempo gerando lucro. Segundo a Associação
Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO,2001), a
Engenharia de Produção (EP) é responsável pelo projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia, cabendo especificar, prever e avaliar os resultados obtidos nestes sistemas, para a sociedade e o meio ambiente.
DEFINIÇÕES:
Responsabilidade social
É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
ÉTICA
Conjunto de padrões morais que orientam o comportamento no mundo dos negócios. A ética tem reflexos simultaneamente individuais e sociais. Agir eticamente é construir o próprio caráter em direção à virtude e é, também, ao mesmo tempo, construir o bem comum, tal como o entendemos em nosso meio, em nossa comunidade. Deve-se considerar que o primeiro dever ético de