Artigos de transporte
PROF.: RODRIGO
ALUNO: PEDRO LINHARES - 3º PERÍODO
ARTIGO DE TRANSPORTE
O transporte é o principal componente do sistema logístico e pode ser medido através de pelo menos três indicadores financeiros: custos, faturamento, e lucro. Em grande parte dos casos, o transporte representa na 60% dos custos logísticos, 3,5% do faturamento, e em alguns casos, mais que o dobro do lucro. O transporte tem também um papel de extrema importância na qualidade dos serviços logísticos, pois impacta diretamente o tempo de entrega, a confiabilidade e a segurança dos produtos.
Importante ressaltar que os valores acima apresentados podem variar, de setor para setor, e de empresas para empresa. Como regra geral, quanto menor o valor agregado do produto, maior a participação das despesas de transporte no faturamento da empresa.
Segundo Fleury (2002), "administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos. Estas decisões podem ser classificadas em dois grandes grupos: decisões estratégicas, e decisões operacionais. As decisões estratégicas se caracterizam pelos impactos de longo prazo, e se referem basicamente a aspectos estruturais. As decisões operacionais são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia dos responsáveis pelo transporte. São basicamente quatro as principais decisões estratégicas no transporte: escolha de modais; decisões sobre propriedade da frota; seleção e negociação com transportadores; política de consolidação de cargas. Dentre as principais decisões de curto prazo, podemos destacar: planejamento de embarques; programação de veículos; roteirização; auditoria de fretes; e gerenciamento de avarias."
Existem cinco modais de transporte de cargas; rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Os critérios para escolha de modais devem levar em consideração