Trabalhando Leitura e compreensão de Fabulas
TRABALHANDO A LEITURA E COMPREENSÃO DE FÁBULAS
Bolsista: Danielly Darly dos Santos Silva. Finalidade: Projeto desenvolvido para a seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
GARANHUNS, 2013.
1. Introdução
A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura. Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte do conhecimento é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico (MARCONI e LAKATOS, 2012).
Segundo MARCONI e LAKATOS, a leitura propicia a ampliação de conhecimentos, abre horizontes na mente, aumenta o vocabulário, permitindo melhor entendimento do conteúdo das obra de Esopo “Fábulas”,Através dela podem-se obter maior conhecimento sobre o tema e também sobre a obra.
Para se elaborar este projeto tende-se a possuir um entendimento de suma importância a Literatura Infantil, pois esta deve-se fazer parte da rotina de adultos (pais) e crianças, tanto na escola quanto em casa. Por meio da Literatura Infantil dando ênfase nas fábulaspodemos fazer com que as crianças/alunos comecem a melhorar sua capacidade de imaginar, de criar ou elaborar historias, diferenciando o real do imaginário.O gênero que será trabalhado neste projeto é a Fábula, que são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral e uma das mais antigas formas de narrativa. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc. A fábula pode ser dividida em duas partes:
I. Parte: A história (o que aconteceu).
II. Parte: A moral(o significado da história).