artigo de transportes
Esse projeto não inclui apenas o incentivo, mas também a implantação do sistema cicloviário, afinal, de que adianta incentivar o uso desse modal quando não há infraestrutura adequada para a utilização do mesmo?
Vale ressaltar que a bicicleta não é um modal de uso coletivo, sendo assim, funcionaria como um complemento ao transporte urbano, como por exemplo, sendo associada às estações de metro e terminais de ônibus.
A ideia da implantação do projeto tem espelho em países desenvolvidos da
Europa, como Alemanha, Holanda e França. Na capital desta última há um sistema de compartilhamento de veículos que conta com mais de 20 mil unidades. Referências Bibliográficas
FRANCO, Simone; BRANDÃO, Gorette. Uso de bicicletas poderá ser incentivado na Política de Mobilidade Urbana. 2013. Disponível em:
. Acesso em: 01 dez.
2013.
Comissões - Constituição e Justiça
06/11/2013 - 13h37
Uso de bicicletas poderá ser incentivado na Política de Mobilidade Urbana
Luiz Henrique, relator: vários países vêm adotando políticas de estímulo ao uso de bicicletas
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (6), projeto de lei
(PLS 262/2013) do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades. Além de conceituar o sistema cicloviário, a proposta determina que esse modal passe a ser considerado na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e inclui as bicicletas públicas de uso compartilhado no rol das diferentes infraestruturas de mobilidade urbana.
A matéria, que deverá alterar a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), será votada, em decisão terminativa, pela Comissão de Serviços de