Transporte logístico (resenha de artigo )
“O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico, chega representar em média, cerca de 60% das despesas logísticas, podendo variar entre 4% e 25% do faturamento bruto.’’(RIBEIRO,FERREIRA,2002)
Decerto o transporte rodoviário é o mais utilizado hoje no Brasil, representando 62% da carga transportada. Porém não seria o mais recomendável, a Intermodalidade seria mais vantajosa, pois a utilização de mais de um meio de transporte representa agregar as vantagens de cada modal, que podem ser caracterizadas tanto pela qualidade do serviço prestado, quanto pelo custo. Associado a estas possibilidades é necessário considerar o tipo de produto a ser transportado, bem como questões de segurança e degradação ambiental, pois o que se busca com a intermodalidade não é a competição, e sim, a cooperação e integração entre os diferentes modos.
A falta de integração entre os modais agrava problemas de logística no Brasil. Segundo “o empresário Everton Scheffer, dono da empresa de exportação e importação SW, os problemas de infraestrutura fazem com que o transporte no país seja lento e burocrático. Recentemente, a empresa precisou de oito dias para levar do interior do Paraná ao porto de Paranaguá uma carga de biscoitos equivalentes a oito contêineres. ‘Precisei contratar caminhões para levar o produto à estação, transferir para um trem, que levou os biscoitos até o porto. É um absurdo de tempo’. Além disso, o trem no Brasil é muito caro, o que inviabiliza a exportação para negócios de médio porte." (http://www2.rodoviasevias.com.br acesso em 05 de out. de 2013). Por este e por outros motivos é que o crescimento do Brasil só vai ser sustentável com uma melhoria da infraestrutura logística do país como um todo. E, sem dúvida, a integração de modais é um dos aspectos principais.
Embora existam possibilidades que contemplem a utilização de mais de um modal no