Artigo
ORIENTADOR: SILVIO ROCCO
LICENCIATURA EM LETRAS – 4º SEMESTRE
ACADÊMICA: JULIE DE SOUZA DANTAS.
RESUMO
Ensinar a ler ou ensinar para gostar de ler? Devemos formar leitores e não alunos com obrigação de ler. Como fazer um jovem gostar de leitura, sem que isso seja uma coisa maçante. O importante não é só ler, mas sim, se sabemos o que estamos lendo. Será que sabemos realmente interpretar uma leitura? A interpretação daquilo que se lê é imprescindível para decodificação do sentido das palavras. Deveria existir um ensino voltado para a leitura, mas não só de textos, uma leitura significativa ou melhor, uma leitura voltada para o mundo, onde pudéssemos começar desde nossas crianças até os jovens do ensino médio .
Palavras chave: Leitura. Alunos. Ensino Fundamental.
Teach reading or teach SUMMARY to enjoy reading? We must educate readers and not students with obligation to read. How to make a young person like reading, without this being a dull thing. The important thing is not only read, but, if we know what we are reading. Do we really know interpret a reading? The interpretation of what it says is essential for decoding the meaning of the words. There should be an education geared toward the reading, but not only a significant reading texts, or better, a forward-looking reading world, where we could begin our children so young middle school.
Keywords: reading. Students. Elementary.
INTRODUÇÃO
Deve-se criar metodologias especificas e criativas para leitura, onde haja prazer em ler, numa busca constante do conhecimento. Todos sabem que a leitura é um ato individual, ao professor cabe despertar o interesse e aplicar boas técnicas para que seja mais eficaz a leitura em sala de aula. Devem ser dadas asas a liberdade e a vontade de cada vez mais ler e descobrir por meio desse ato tão fantástico. Assim, aos alunos em todas as etapas escolares devem ser propostas maneiras diferentes e agradáveis de se