Atps
A execução desses fundamentos deixa de ter um caráter exclusivamente individual, transformando-se em ações coletivas, onde o movimento realizado por um aluno traz benefícios diretos e/ou indiretos aos companheiros de equipe. A partir de situações de jogo, além do desempenho individual, deve-se ter como objetivo as ações coletivas, realizada de forma organizada. Esse fator poderá favorecer um melhor desempenho de toda equipe. Essas situações devem ser experimentadas de forma progressiva na sua dificuldade de execução.
Situação de 1x1
Nesta situação encontra-se a fase mais elementar de um jogo. O atacante com a bola procura vencer o defensor, que tentará impedi-lo de realizar seu objetivo. Para que essa situação ocorra tanto o atacante, quanto os defensores deverão utilizar dos fundamentos individuais adequados e permitidos.
Situação de 2x2
Na situação de 2x2 os fundamentos individuais serão aplicados em função da colocação do companheiro e dos adversários na quadra. Por ser uma movimentação mais complexa, as possibilidades de atacantes e defensores serão maiores. Para atacantes surgem às possibilidades de desenvolverem as movimentações chamadas de servir-e-ir e corta luz. Servir-e-ir o aluno passa a bola para o companheiro e se desloca a procura da melhor colocação para receber novamente a bola e tentar a cesta. A ação da defesa é tentar dificultar o passe e interceptar a bola, obrigando o atacante receber a bola de forma desconfortável. Corta-luz é a movimentação de ataque que faz com que o aluno com ou sem a bola, se desloca a fim de dificultar ou retardar a movimentação do defensor.
Situação de 3x3
Nesta situação o grau de complexidade aumenta, pois trabalhamos as mesmas situações de ataque contra defesa dos passos anteriores 1x1 e 2x2. Só que nesta situação trabalhamos com três atacantes contra três defensores e se aproxima muito de situações reais de jogo. Portanto ele permite treinar a dinâmica do próprio jogo.
Sistemas de defesa
Os